A segunda edição do GESCAP – Seminário de Gestão SESCAP foi um sucesso. O evento foi realizado nos dias 23 e 24 de novembro no Hotel Luzeiros, no Pina. No primeiro dia, participou o palestrante Rafael Pontes, com o tema “Blockchain: como funcionam as criptomoedas e seus aspectos jurídicos”. “O mercado de blockchain, principalmente a aplicação de criptomoedas, é uma questão crescente. Hoje já se fala em mais de R$ 800 bilhões de dólares transacionados em criptomoeda. Então vejo que para a atividade do contador, esse tema seja um dos mais relevantes; pois os efeitos patrimoniais desta moeda precisarão estar refletidos em dados contábeis”, comentou Rafael.

O presidente do SESCAP-PE, Ítalo Mendes, comentou sobre a importância da realização do 2º GESCAP: “Estamos dando segmento ao Seminário de Gestão SESCAP, lançado no ano passado com um modelo que foi muito bem recebido pela classe empresarial e contábil de Pernambuco. São uma noite e um dia de evento, repletos de palestras e uma série de esclarecimentos; além de trazer novos conceitos de gestão e tecnologia”, afirmou o presidente. Durante o primeiro dia do evento, o público ainda contou com a apresentação musical de Renato Campelo, com voz e violão.

 

No dia 24, Fernanda Rocha abriu as palestras trazendo o tema “Contabilidade consultiva como caminho da riqueza e da prosperidade”, que abordou novas formas do contador se enxergar dentro de sua profissão e desempenhar seu papel da melhor maneira. “O que eu vejo atualmente são muitos contadores que estão passando por muitos problemas que todo mundo sofre, mas acham que estão sozinhos. Ao trazer o meu próprio case e de vários clientes do Nucont, busco com que o contador se sinta mais imponente e protagonista, com a consciência de que ele pode mudar o mundo”, afirmou Fernanda.

Para Edison Garcia, que palestrou com o tema “A Reengenharia Tributária como ferramenta da inovação: o contador e os novos horizontes da profissão” os contadores estão com uma nova visão frente à norma. “Como profissional, o contador precisa confiar que o balizador do seu conhecimento é a lei e que a resposta assertiva para o cliente vai ser dada a partir da melhor interpretação da norma. Acredito que o contador vai estudar mais e ficar mais crítico e que através dessa busca pelo conhecimento ele não será mais enganado e conseguirá crescer”, reiterou.

 

Também ministraram palestras Leonardo Coelho, com “Os principais efeitos da Reforma Trabalhista: uma análise crítica após um ano de vigência”; Jairo Martiniano com “Estratégia para surpreender o cliente por meio de atendimento de alta performance” e Luiz Correa com “O futuro da Contabilidade do Brasil”. Segundo Luiz, a comunidade contábil vive um momento de mudança. “Esse momento de mudança passa exatamente pelo empoderamento das empresas de contabilidade, utilizando de ferramentas de gestão que proporcionam um ganho de atividade, um ganho de escala; mas principalmente a entrega de algo que o cliente reconheça como valor”, comentou Luiz Correa.

 

“A minha intenção aqui no GESCAP foi de trazer uma reflexão sobre os comportamentos que podem fidelizar e fazer com que o cliente se sinta mais tranquilo e certo de que ele escolheu a melhor empresa. Nós temos que tirar dos clientes os problemas que ele têm, e não gerar mais, por exemplo. O segredo é conhecer bem esse cliente, atuando de maneira humana e muito próxima”, indicou Jairo Martiniano.

Durante o GESCAP diversas empresas puderam expor seus produtos e serviços para os participantes em geral. Foram patrocinadoras do 2º GESCAP as empresas: Thomsom Reuteurs Domínio (Diamante); Conferir (Ouro); Omie (Ouro); Sage (Ouro); SCI Sistemas Contábeis (Ouro); Visão Lógica (Ouro); Fortes Tecnologia (Prata); Agir Assessoria Empresarial (Bronze); BSSP Centro Educacional (Bronze); ContaAzul (Bronze); Instituto Fenacon (Bronze); Nucont (Bronze); e Vigor Seguros (Bronze). Além destas, apoiaram o evento: Dataconte; Gama & Filhos Assessoria Contábil; Gerencial Contabilidade e Consultoria; M&C contabilidade; Socontel consultoria contábil; Uniconta Assessoria Contábil; Wcontag contabilidade empresarial; e realização da Fecomércio PE e SEBRAE.

   

 

O SESCAP-PE, durante a ocasião, também prestou homenagem através do troféu “fidelidade prime”, entregue por ordem de créditos acumulados durante este exercício de 2018. Foram entregues os troféus: ouro, prata e bronze. A diretora de educação Mirella Mota, fez a entrega do troféu bronze à sra. Elis domingos da silva, representando a Ac consult; e o diretor de tecnologia Valter Moura, realizou a  entrega do troféu ouro, ao sr. Erico Xavier, representando a Dataconte.