Por Luciano Braga

A importância da liderança é inquestionável em qualquer tipo de equipe de trabalho, mas quando estamos falando de uma empresa de contabilidade essa necessidade aumenta ainda mais.
O executivo que atua nessa área sabe: os negócios contábeis envolvem dinheiro, dinheiro envolve expectativas e as expectativas acabam revelando níveis baixíssimos de tolerância aos erros, então trabalhar nesse segmento pede sangue frio, tranquilidade e competência, características que só um líder de verdade tem.

Sendo assim, se você é um empresário de contabilidade ou tem uma empresa de serviços nesse nicho preste muita atenção nesse artigo, porque a partir de agora vou desvendar alguns segredos da importância da liderança para um empreendimento, apontando dicas de como desenvolvê-la. Confira!

A importância da liderança para uma empresa e dicas para ser um grande líder no seu negócio

 

A importância da liderança para a saúde de uma equipe

 

O líder tradicional x O líder moderno

Já que estamos falando sobre a importância da liderança é sempre muito importante que pensemos naquilo que nos acostumamos a entender como características de um grande líder.
Não entendeu? Eu explico: a maioria de nós viu desde sempre uma espécie de líder se destacar no mercado, especialmente no mercado da contabilidade, onde a exigência é grande e a rotatividade, idem. Esse líder que nos acostumamos a ver, que chamarei aqui de “líder tradicional” apresentava de modo geral as seguintes “qualidades” …

• Fazia com que seus colaboradores temessem a diminuição do salário e tentava motiva-los a partir desse medo;
• Preocupava-se apenas com os números feitos pelos seus funcionários (e ainda tem muito empresário que segue agindo dessa forma nos dias atuais…);
• Deixava a cargo do supervisor a avaliação dos subordinados, afastando-se ao máximo do contato direto com os colaboradores do seu negócio;
• Quando tinha que lidar com o subordinado tratava como um réu, vestindo-se com a toga de superioridade de um verdadeiro juiz;

 

Mostre o quanto é importante que a equipe se dê bem se dando bem com todos!

 

Não é difícil entender porque esse líder tradicional acabou ficando para trás no mercado atual. Essa forma de lidar com as pessoas que ajudam o seu negócio a crescer é retrógada, fria e pouco funcional.  Os líderes atuais tentam enxergar os seus colaboradores como seres humanos acima de tudo, que têm necessidades, expectativas e que passam por períodos difíceis, mas que também podem render muito se forem incentivados em momentos oportunos. Para mim seriam características do que eu chamaria de “líder moderno” …

• A capacidade de motivar os seus funcionários a partir da possibilidade de crescimento dentro da carreira;
• A inteligência de avaliar os seus colaboradores a partir de seu comportamento, não apenas pelo que rendem a empresa;
• A sagacidade de tratar os seus funcionários como parte de um time, do qual o líder é o treinador, o preparador;
• A esperteza de não destinar a avaliação de colaboradores apenas aos supervisores, mas deixa-la a cargo dos chefes e também de seus colegas, que convivem mais, justamente por trabalharem sempre juntos;

 

Sendo assim, se você tiver que escolher entre ser um líder tradicional e um líder moderno não pense duas vezes e se modernize nos conceitos de liderança! Eles são muito mais humanos, muito mais efetivos e muito mais lucrativos para o seu negócio!

 

Que benefícios uma liderança eficaz pode trazer a sua empresa?

A importância da liderança para ser medida muitas vezes precisa ser dimensionada de uma maneira bem objetiva. Falando de um empresário de contabilidade creio que a forma mais funcional de mostrar o quanto é importante ser um bom líder é mostrando os benefícios disso para a sua empresa!

O empresário que tem uma empresa de contabilidade em grandes capitais como Rio de Janeiro, São Paulo ou Recife tem a obrigação de se destacar, porque a concorrência nessas cidades é grande e feroz. Uma das formas é sem sombra de dúvida sendo um líder de qualidade para a sua equipe e para os seus colaboradores. As vantagens disso são que…

• Um líder estimula os seus funcionários a produzirem mais e melhor, o que trará mais lucratividade para o seu negócio;
• Um líder faz com que sua equipe se engaje aos seus propósitos e trabalhe com mais comprometimento, o que faz com que a sua empresa seja diferenciada entre as demais;
• Um líder oferece para seus colaboradores um ambiente propício para o desenvolvimento, o que permite que eles não só sejam mais produtivos, mas que também produzam com mais qualidade e com mais dedicação;

 

Sendo assim, fica claro que se você for o líder que a sua equipe precisa, a tendência é que ela floresça e se destaque no mercado, ainda que o mercado em questão seja um mercado competitivo e complexo como o das empresas de serviços de contabilidade!

 

Estratégias positivas para um grande líder

A importância da liderança se concentra sobretudo na capacidade de grandes líderes desenvolverem boas estratégias, para ajudar as suas equipes a brilharem e consequentemente trazer ganhos a mais para a sua empresa! Entre essas estratégias positivas certamente está…

1 – O cuidado com a comunicação

Se comunicar de maneira verbal ou não verbal de forma direta, objetiva e clara fará com que todos os seus colaboradores entendam o que você quer dizer, o que facilita na execução de suas ações e na busca pelo cumprimento de objetivos variados. Só tenha cuidado para não confundir uma comunicação assertiva com grosseria e falta de tato!

2 – O desenvolvimento de bons exemplos

Os comportamentos de um líder são um norte para os seus subordinados. Vendo como ele age, como ele entende as situações e como ele se porta os colaboradores têm um exemplo a seguir! Sendo assim, quanto mais positivo for seu comportamento enquanto líder mais positivos serão os comportamentos da sua equipe!

3 – A capacidade de resistir e de motivar

Manter-se firme diante dos obstáculos e se motivar nos momentos difíceis são características que, se um líder trabalhar bem, podem funcionar como verdadeiras estratégias! Uma equipe que entende essa lógica também acaba demonstrando mais resiliência e sendo mais motivada!

4 – A valorização aos bons relacionamentos

Não pode haver um relacionamento ruim entre um líder e um subordinado, porque isso mostra para os colaboradores que eles não precisam se dar bem e conflitos passam a surgir no seu ambiente de trabalho. Mostre quanto é importante que a equipe se dê bem se dando bem com todos!

 

As habilidades essenciais para exercer liderança

Algumas características precisam ser desenvolvidas se você quer ser um líder bem-sucedido, tanto dentro da sua vida quanto dentro do seu negócio! Listarei elas a seguir:

• É fundamental que você saiba observar, consiga analisar bem o que acontece ao seu redor, para propor soluções certeiras;
• É importante que você tenha empatia e entenda e coloque em prática o básico: os seus colaboradores são humanos e, como qualquer um têm qualidades, defeitos e limites;
• É primordial que a sua sede de conhecimento seja insaciável;
• É necessário que você saiba ouvir, mas que você também saiba se comunicar;
• É muito importante, também, ser humilde, sim, reconhecendo possíveis falhas;
• É essencial que você, enquanto líder, saiba delegar, pois isso o torna menos sobrecarregado e mostra que você confia na sua equipe;
• É prioritário que você não espere, mas faça! Tomar a iniciativa é um dos grandes diferenciais de um verdadeiro líder;

 

Como você, que é empresário do ramo da contabilidade, pode ver a importância da liderança é enorme para que seu empreendimento cresça e se desenvolva cada vez mais! Dedique-se a ser um bom líder na sua empresa de contabilidade, porque certamente os frutos desse esforço chegarão mais cedo do que você imagina!

 

Obs: O assunto foi abordado no 1º GESCAP, através do tema “Liderança e construção de equipes e excelência na comunicação/motivação”, pelo consultor Luciano Braga.