DiSC é uma ferramenta para avaliação do comportamento humano que pode ajudar você a ter melhores resultados para uma constante do mercado de trabalho, a máxima “contrata-se por conhecimento, demite-se por comportamento”.

Desenvolvida pelo psicólogo William Marston, a Teoria DiSC defende que o comportamento humano é composto de 4 tendências comportamentais básicas: Dominância, Influência, Estabilidade e Cautela. E que o comportamento individual é o produto de uma combinação destas 4 dimensões.

Em cada indivíduo as 4 dimensões básicas do comportamento incidem de maneira diferente, formando um padrão específico. Por exemplo, João pode ter como preferência primária a Influência, seguido da Estabilidade, Cautela e, por fim, a Dominância.

Tal combinação daria a João um padrão comportamental onde cada uma das dimensões comportamentais incidiria com um nível de intensidade diferente. O que faria João se comportar de determinada maneira em diferentes ambientes e situações.

O Relatório DiSC® possui alguns modelos diferentes e, em um deles, você pode entender melhor como tende a se comportar em diferentes aspectos da sua vida: externamente – a maneira como você se mostra para o mundo; internamente – como seu comportamento de fato é (na essência); e de maneira composta – uma combinação das duas definições anteriores, que reflete a ideia de “como estou hoje”.

Uma das maiores vantagens trazidas pelo DiSC é que a partir do conhecimento obtido com a ferramenta você pode direcionar seus esforços para otimizar algumas características ou minimizar outras, com o intuito de aprimorar seu comportamento para um objetivo específico.

Isso poderia impactar seus resultados? Tenho certeza que sim.

Além do autoconhecimento que o DiSC proporciona, compreender as características de cada dimensão comportamental (D.i.S.C.) pode otimizar a sua capacidade de se relacionar com outras pessoas. Uma vez que ao conseguir identificar as características das dimensões comportamentais, você poderá desenvolver sua empatia de forma eficaz, em prol de um relacionamento saudável e produtivo.

No mundo atual, compreender o comportamento humano é mais que um desafio, é uma característica procurada por recrutadores e empresas. Pois, pelo alto avanço tecnológico, a tendência é a valorização cada vez maior das habilidades essencialmente humanas.

Por isso profissionais que compreendem o próprio comportamento, que conseguem conectar-se com os demais e que são hábeis na condução dos relacionamentos, estarão na frente. Principalmente aqueles que almejam cargos de liderança.

Minha primeira experiência com o DiSC foi em meu primeiro curso de coaching e foi um dos melhores momentos daquela formação. As informações daquele relatório fizeram com que eu me entendesse melhor e que pudesse traçar planos para otimizar meu comportamento em prol dos meus objetivos.

Um deles era estar aqui agora, escrevendo e trabalhando com desenvolvimento humano.

Deu certo.

 

Felipe Freitas – Certificado pela Sociedade Latino Americana de Coaching – SLAC e The International Association Of Coaching – IAC, trabalho com life coaching e coaching de carreira. Advogado de formação, descobri que a minha vocação é apoiar o desenvolvimento de pessoas através do coaching e que a minha missão é apoiar o desenvolvimento de líderes para o mercado e para o mundo.