O segredo da liderança transformadora
Por Jairo Martiniano
As relações são baseadas fundamentalmente no processo intenso de comunicação e feedback, e não existe segredo para uma boa comunicação. Sem dúvidas, hoje, este tema tem sido cada vez mais discutido dentro das empresas por ser algo ainda considerado um dos seus maiores problemas, evidente que onde tem “gente”, tem comunicação ineficaz. Vejamos, por exemplo, dentro de nossa própria casa, quantos recados deixamos de anotar ou mesmo repassar por confiar apenas na memória? Quantas vezes dizemos algo e os filhos entendem exatamente o contrário? Imagine dentro de uma organização, onde temos várias pessoas e ruídos diversos?
Sem sair dos conceitos básicos sobre comunicação, precisamos entender que:
– A responsabilidade de transmitir e se fazer entender é sempre do emissor;
– Só há comunicação se a mensagem for captada pelo receptor;
– Antes de terminar a comunicação, devemos verificar se tudo foi entendido corretamente;
– Não se usa termos ou linguagens desconhecidas pelo receptor;
– A forma como nos comunicamos torna-se nosso “outdoor” dentro de uma organização.
Imaginamos que sempre passamos o nosso recado da melhor forma, porém ainda precisamos rever alguns de nossos “vícios”, pois somos exatamente aquilo que transmitimos através de nossa comunicação no meio em que atuamos. A arte do diálogo vai além do estabeleci-mento de um contato gramatical correto. Há a necessidade de exercitar nossos re-cursos internos e externos para entender que não é um simples despejar de palavras.
Uma forma eficaz de comunicar-se é não abandonar os três princípios básicos:
1- Pensar: Através deste simples ato, não passamos pela falsa ideia de sermos os “donos da verdade”, por pos-suímos algum conhecimento a mais que nossos colaboradores;
2- Planejar: Vem exatamente confir-mar que para tudo que vai ser dito é importante verificar: o que, porque, a quem, como, quanto, quando e onde po-demos falar;
3- Transmitir: Capacidade de ser compreendido na íntegra, gerando uma reflexão e um aprendizado através do que foi dito.
Lembre-se de que a comunicação é ferramenta essencial do líder. Os excessos de intermediários, a escolha inadequada do local, preconceitos ou mesmo o uso do status como forma inibidora, tornam ineficaz qualquer método ou tentativa de estabelecer a tão falada e pouco praticada “portas abertas” entre você – líder – e seus colaboradores.
Comunicar-se bem é um exercício diário. Praticando-o, os resultados serão imedia-tos. Todos nós, líderes, devemos ter em mente que o sucesso de uma empresa – seja ela grade, média ou pequena – está na motivação gerada pela boa comunicação, na utilização de feedbacks e na busca do autodesenvolvimento. Ter esta consciência é sem dúvida o diferencial do bom líder, daquele que faz o resultado acontecer de forma construtiva, transmitindo segurança e permitindo através de seus atos e palavras, reflexões para um esforço inteligente de todos.
Jairo Martiniano é formado em Psicologia e Gestão de Negócios, e também é especialista em Liderança e Motivação. É Master Coah pela sociedade latino-americana de Coach, hipnoterapeuta com formação neurosemântica.
Obs: O autor deste artigo esteve entre as atrações do 1º GESCAP, com a palestra “Liderança Transformadora – Relações que geram resultados.