A construção de equipes de excelência é considerada pelos autores da área como o desafio maior de uma liderança eficaz.

Assim, nosso ponto de partida é exatamente discutir o que é realmente uma liderança, nos seus conceitos mais tradicionais e mais atuais. A partir deste ponto, e com base em mais de 20 anos de pesquisa, tanto em empresas como em programas de pós-graduação e MBA,s, identificamos as principais barreiras à construção de equipes. E o mais rico deste trabalho é a conclusão a que chegamos: a maioria das barreiras às equipes de excelência é de natureza comportamental, ficando em 2º lugar as de natureza técnica.

 

Liderança e construção de equipes e excelência na comunicação e motivação

 

Claro está que a competência técnica é indispensável para qualquer profissional, mas quando falamos de uma equipe, para além das habilidades técnicas, é fundamental Desenvolvimento de Habilidades Comportamentais. Aliada a esta necessidade, é fundamental também que a nova liderança seja capaz de identificar as principais estratégias neste mesmo processo de construção de equipes de alto desempenho.

E é exatamente aqui que entra a habilidade maior de qualquer líder ou gestor: ter plena consciência destas necessidades, indispensáveis, para o adequado desempenho das equipes sob sua Liderança.

 

E dentre diversas habilidades comportamentais, destacam-se, como muito importantes:

a) a habilidade de comunicação do líder para com sua equipe, bem como entre os próprios membros da equipe;

b) a compreensão do que é realmente motivação humana, e como saber incrementar esta necessidade nos integrantes de sua equipe;

c) habilidade de negociação,considerada por William Ury como indispensável a qualquer gestor.

Dentre outros aspectos a serem abordados em nossa palestra, estes são os pontos essenciais a serem destacados, considerados indispensáveis para uma real construção de equipes de excelência. E o mais importante: desenvolver estas habilidades está incorporado ao novo perfil do líder atual, pois são indispensáveis para se chegar a uma alta performance empresarial.

Como dizia Martin Luther King: “Podemos ter chegado em Diferentes navios, mas hoje estamos todos no mesmo barco”. Para tanto, precisamos de lideranças altamente competentes na construção de equipes.

Luciano Braga