Você já ouviu falar em PDCA? Pois bem, trata-se de uma ferramenta de gestão, bastante conhecida no universo da administração geral, que tem como principal objetivo melhorar e aperfeiçoar os processos que envolvem a gestão de uma empresa.
Eficiência operacional
O ciclo possui quatro etapas bem definidas, tendo início pelo planejamento (Plan = Planejamento), que foca na parte estratégica por meio de levantamento e análise das informações. Em seguida ocorre a execução (Do = Execução), de tudo que é planejado, gerando a necessidade de uma avaliação do que foi realizado, ou seja, o processo de checagem (Check = Verificação). Por fim, toda essa análise e levantamento implica na ação (Act = Ação) e possíveis correções dos problemas encontrados.
Em 2004, os consultores em gestão Afrânio Belo e Anderson Luis se conheceram em uma empresa pernambucana de acumuladores de energia, e lá, aprenderam o método PDCA para aplicar nos centros de distribuição da empresa espalhados pelo Brasil. O trabalho serviu de experiência, e logo, eles se tornaram especialistas em implantação de gestão através do método PDCA. A parceria deu vida à empresa Green Desenvolvimento Gerencial que, atualmente, tem mais de 40 projetos, sendo 30 implantados e 10 em processo de implantação.

Hoje, são atendidos clientes de todos os seguimentos e portes, com planos de ação inseridos em agências que vão de oito a 4 mil funcionários e faturamento variando entre 700 mil a 250 milhões por ano.
De acordo com Anderson Luis, o gestor resolve as necessidades emergenciais ou situações específicas, sem ter que investir na contratação de novos profissionais ou num treinamento que pode demandar um tempo maior do que o disponível.
“O foco principal do serviço é a busca da eficiência operacional nas organizações, ou seja, fazer mais com menos, através do método PDCA, utilizando todo o conhecimento do profissional especialista, reduzindo custo fixo e ganhando em agilidade e eficiência”,
explicou o consultor e administrador. Empresas de classe mundial já utilizam o PDCA nos seus sistemas de gestão há várias décadas, tais como Ambev, Gerdau, Votoratim, Banco Itaú, Baterias Moura, Vitarella, entre outras.
O sucesso do modelo de gestão defendido pela Green Desenvolvimento Gerencial chamou a atenção do Sescap Pernambuco, resultando numa feliz parceria que vai beneficiar os associados do Sindicato com um valor diferenciado do oferecido para as demais empresas.
Vale deixar claro que os projetos são definidos de acordo com as necessidades específicas de cada empresa, sempre com o objetivo de orientar, acompanhar e participar ativamente da implementação do novo sistema de gestão.
O desafio é fazer com que a própria organização aprenda a conduzir sozinha sua nova gestão. A Green Desenvolvimento Gerencial presta consultoria a 23 organizações contábeis e o método tem promovido mudanças significativas no ambiente profissional, seguido de resultados satisfatórios.
4 etapas do PDCA:
PLAN – Identificam junto com o cliente os problemas prioritários da organização, analisando suas causas fundamentais e traçam um plano de ação adequado.
DO – Ajudam o cliente a colocar o plano em prática, fornecendo o conhecimento e apoiando a execução das ações planejadas.
CHECK – Ajudam o cliente a acompanhar todas as ações planejadas e a verificar se as metas foram atingidas.
ACT – Eles ajudam o cliente na elaboração de planos adicionais para garantir que as metas preestabelecidas sejam atingidas, além de padronizar as melhores práticas.
O que falam sobre o PDCA
• “O gerenciamento da rotina nos ajudou a disseminar em nossos colaboradores o ‘sentimento de dono’. A Green Desenvolvimento Gerencial ensina através do método PDCA que cada um é responsável por uma meta e por prestar contas dela na reunião mensal, se sentindo fundamental para a obtenção de resultados.” Geraldo Queirós – diretor-presidente da ASSCONTA
• “Após a implantação do PDCA conseguimos conciliar qualidade e grandes resultados, pois a metodologia aplicada pela Green Desenvolvimento Gerencial tornou possível gerenciar e monitorar de forma eficaz toda a rotina da empresa.” Milson Carvalho – diretor da Emecinco Contabilidade e Consultoria Empresarial