Temos observado ao longo dos últimos 5 anos, período em que temos realizado as avaliações das empresas participantes do Programa de Qualidade de Empresas Contábeis (PQEC), o que consideramos um processo de evolução significativo na busca dos empresários do segmento contábil pela melhoria na gestão dos negócios e da prestação dos serviços contratados pelos clientes.

É pública e notória uma mudança de postura que vem transformando, cada vez mais, contadores em empresários contábeis. Isso se caracteriza, por exemplo, pela observância do crescimento do número de empresas certificadas pela norma ISO 9001, que apesar de um número ainda pequeno, já somam 14{405a1f6d9c349c21ebf7d215426c5ff2dc39bcb94f02de4a28c5b8c1cfd26a6c} das participantes deste ano, certificadas.

 

PQEC – Busca permanente pela melhoria da Gestão e dos Serviços Contábeis 5

 

Não podemos deixar de registrar a busca por outros métodos e ferramentas de melhoria da gestão e do negócio, como implementar planejamento estratégico, modelos de gestão do capital humano e busca pelo aumento da produtividade, através da elevação do nível de qualificação da equipe e de investimento constante em tecnologia.

 

“Será que em momentos de economia mais difícil os clientes demandam mais das empresas e profissionais de contabilidade?”

 

Fato importante a ser observado, que nos mostrou uma surpresa interessante, é que houve um crescimento econômico de cerca de 14{405a1f6d9c349c21ebf7d215426c5ff2dc39bcb94f02de4a28c5b8c1cfd26a6c} para as empresas do setor contábil em 2015, em relação a 2014. Para muitos, assim como para nós, esse fato pode causar estranheza, em virtude do momento político econômico já tão desgastadamente citado.

Entretanto, constatamos que cerca de 60{405a1f6d9c349c21ebf7d215426c5ff2dc39bcb94f02de4a28c5b8c1cfd26a6c} das candidatas ao PQEC 2016 tiveram algum crescimento no período, enquanto 40{405a1f6d9c349c21ebf7d215426c5ff2dc39bcb94f02de4a28c5b8c1cfd26a6c} tiveram estagnação ou retração.

Vale destacar mais ainda que 3 ou 4 casos tiveram crescimento expressivo no mesmo período, o que fez com que a média das participantes, mesmo havendo números negativos, ficasse com o saldo positivo supracitado.

 

PQEC – Busca permanente pela melhoria da Gestão e dos Serviços Contábeis 2

 

Aqui cabem algumas reflexões:

  • Será que em momentos de economia mais difícil os clientes demandam mais das empresas e profissionais de contabilidade?
  • Será que as empresas mais atentas ao planejamento e melhoria da gestão se tornaram mais preparadas e atrativas ao mercado em momento de achatamento de margens, em virtude do aumento dos custos e da pressão por preços mais competitivos?

É possível que alguém nesse momento esteja pensando assim: Isso não se aplica ao segmento contábil de maneira sustentável. Eu, muitos outros profissionais e o mercado, ao longo da história, preferimos lembrar que todos os segmentos econômicos passam por transformações permanentes, que os obriga a serem cada vez mais competitivos e a buscarem transformar margem, em escala. – Diga-se de passagem, isso só é possível com investimentos fortes e permanentes em gente e tecnologia -.

Muito já foi caminhado. Entretanto, não podemos esquecer que essas práticas comuns, já há muito tempo aos segmentos de indústria e comércio, são ainda recentes na área dos serviços.

O exemplo que podemos citar é que ainda não há um claro e amplo entendimento entre alguns empresários do setor sobre aspectos cruciais dos negócios nos dias atuais, como o hábito de desenvolver suas lideranças internas, em temas tão ou mais imprescindíveis do que os técnicos inerentes à atividade.

Entendo, e os mercados confirmam, que temas como estratégia, liderança, planejamento e gestão, precisam estar na pauta diária de todos os empresários, de todos os setores da economia, sem distinção de tamanho, faturamento, estrutura, enfim.

Sendo assim, convoco a todos a nos debruçar sobre os aspectos de negócios sempre de maneira mais e mais ampla, para que “seja eterno enquanto dure”… E que nossa competência nos prepare para aprender todos os dias, entendendo que as melhores soluções vêm das perguntas geniais, não das respostas prontas.

 

Mário Almeida é consultor de empresas, coach executivo e de negócios, escritor e palestrante profissional.