Alguns sinais de rotina podem ser fortes indicadores de que uma empresa não anda bem. E muitas vezes o empreendedor não age rápido ou, pior, nem percebe os problemas e riscos de prejuízo. Quando se dar conta, já está a ponto de fechar as portas.
O sinal mais evidente de que uma empresa enfrenta dificuldades é a queda nas vendas de produtos e serviços. Se estiver acompanhada de redução das margens de lucro, a situação é ainda mais agravante, afinal, quando os clientes somem e o dinheiro não aparece, fica claro que o negócio não está andando no caminho certo.
E você, sabe como anda a sua empresa? Ou melhor, sabe o que fazer para saber como estão os seus negócios? E mais, sabe quais decisões tomar para reverter as adversidades no seu empreendimento? Pois acredite, todas essas perguntas podem ser respondidas com uma simples ação: pesquisa de satisfação.
De acordo com a consultora e especialista em pesquisa do consumidor, Jacqueline Freire, a pesquisa de satisfação é eficiente porque mede o grau de contentamento de todos os envolvidos. Atuando há mais de 20 anos no mercado, ela explica como funciona.
“O trabalho consiste nas estratégias de melhorias que são organizadas e executadas, pois muitas vezes acontece de o empresário achar que está indo bem e na verdade a situação ser inversa. O retorno dessa pesquisa fará com que ele tome decisões mais assertivas”.
Empresas que implementam essas ações estratégicas conseguem rapidamente sentir a diferença. Segundo Jacqueline, que também é diretora da Dip Estratégia – empresa que atua realizando pesquisas de opinião e mercado, consultoria e capacitação técnica -, com a execução desse trabalho é possível observar mudanças positivas em um curto espaço de tempo. Ela lembra um caso recente de falência de um supermercado da Região Metropolitana do Recife (RMR), que foi revertido através de uma detalhada pesquisa de satisfação.
“Iniciamos um trabalho voltado para o clima organizacional, avaliando a adequação de função de acordo com a capacidade, identificação e perfil de cada funcionário. O resultado da pesquisa projetou ações necessárias para o negócio e, em apenas 15 dias, apresentou mudanças expressivas”, concluiu.
A pesquisa também avaliou o perfil do cliente daquela região e interferiu diretamente na postura e abordagem dos funcionários. Isso aconteceu há alguns anos, mas Jacqueline ainda acompanha a empresa, através de um monitoramento que garante o bom andamento do empreendimento.
Saber como anda a empresa é o grande segredo do sucesso. Além de buscar entender o mercado, é primordial que o empresário conheça exatamente quem são e como atuam os seus funcionários. Sua estratégia será o seu grande diferencial e, seguindo esse caminho, não haverá concorrência que segure!